Dedicação ao Direito do Trabalho
Notícias


Agenda de Obrigações Trabalhistas - 2011
11/05/2011
Eduardo Dias - Eduardo Dias Advogados Dec 57.155/65; Lei 7.418/85; Lei 8.036/90; Dec 3.048/99; Lei 9.876/99; Dec 3.265/99; Port MTb 3.214/78, NR 4, 5 e 7 e CLT arts. 578 a 580

Reforçando a nossa tese de que a prevenção é a melhor solução, apresentamos uma agenda com breve explicação e datas das principais obrigações trabalhistas para 2011.

 

 

Agenda de Obrigações Trabalhistas - 2011

 

 

Sumário

 

1. OBRIGAÇÕES MENSAIS

2. OBRIGAÇÕES EM DETERMINADOS MESES DO ANO

3. OBRIGAÇÕES ANUAIS 

 

 

1. OBRIGAÇÕES MENSAIS

 

Neste tópico, elencamos as principais obrigações trabalhistas que os empregadores deverão observar e cumprir mensalmente.

 

1.1 INSS

 

Recolher as Contribuições Previdenciárias de acordo com o quadro abaixo:

  

 CONTRIBUIÇÃO

PRAZO FINAL DE PAGAMENTO

Sobre remuneração: Empregados;

Contribuintes individuais; Produção rural.

No dia 20 (vinte) do mês subseqüente ao fato gerador, se não houver expediente bancário neste dia, recolher no 1º (primeiro) dia útil anterior.

13º Salário pago em Rescisão

No dia 20 (vinte) do mês subseqüente ao fato gerador, se não houver expediente bancário neste dia, recolher no 1º (primeiro) dia útil anterior.

1- Quitação de Processo Trabalhista

O recolhimento das contribuições sociais devidas deve ser efetuado no mesmo prazo em que devam ser pagos os créditos encontrados em liquidação de sentença ou em acordo homologado, sendo que nesse último caso o recolhimento será feito em tantas parcelas quantas as previstas no acordo, nas mesmas datas em que sejam exigíveis e proporcionalmente a cada uma.

 

2- Quitação de Processo Trabalhista

Caso a sentença condenatória ou o acordo homologado seja silente quanto ao prazo em que devam ser pagos os créditos neles previstos, o recolhimento das contribuições sociais devidas deverá ser efetuado até o dia 20 (vinte) do mês seguinte ao da liquidação da sentença ou da homologação do acordo ou de cada parcela prevista no acordo, ou no dia útil imediatamente anterior, caso não haja expediente bancário no dia 20 (vinte).

Contribuinte individual (autônomo e empresário); Trabalhador doméstico;

Contribuinte Facultativo.

No dia 15 do mês subseqüente ao fato gerador, se não houver expediente bancário neste dia, recolher no 1º (primeiro) dia útil posterior.

13º Salário

Até o dia 20 de dezembro, inclusive do trabalhador doméstico, se não houver expediente bancário neste dia, recolher no 1º (primeiro) dia útil anterior.

 

1.2 – SALÁRIOS

 

O empregador deverá efetuar o pagamento dos salários aos empregados até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao vencido.  O sábado é considerado dia útil para esta contagem. Caso o 5º dia útil recaia num sábado e a empresa não trabalhe aos sábados, o pagamento deverá ser efetuado na sexta feira. ( CLT, artigo459, § 1º ).

 

1.3 – CAGED

 

O empregador deverá encaminhar até o dia 7 do mês subseqüente à admissão, demissão ou transferência, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), por meio eletrônico, com utilização do aplicativo correspondente fornecido pelo Ministério do Trabalho.

 

1.4 - FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS 

 

O empregador deverá recolher até o dia 7 (sete) do mês subseqüente, se não houver expediente bancário neste dia, recolher no 1º (primeiro) dia útil anterior, os depósitos relativos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, incidente sobre a remuneração do mês anterior (Lei nº 8.036/90).

 

NOTA:

No caso de recolhimento ao FGTS o arquivo NRA.SFP deve ser transmitido com antecedência mínima de dois dias úteis da data de recolhimento.

 

1.5 - ACIDENTE DO TRABALHO 

 

Comunicar à Previdência Social os acidentes do trabalho no 1º (primeiro) dia útil subseqüente ao da ocorrência e de imediato à autoridade competente em caso de morte. (Decreto nº 3.048/99).

 

1.6 - VALE-TRANSPORTE 

 

Fornecer o vale-transporte de acordo com a opção exercida pelo empregado quando da admissão. (Lei nº 7.418/85).

 

1.7 - EXAMES MÉDICOS

 

Realizar exame médico admissional, periódicos, de retorno ao trabalho e demissional dos empregados contratados, de acordo com o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, conforme Norma Regulamentadora – NR 07.

 

1.8 - CIPA 

 

Realizar as reuniões mensais em local apropriado e durante o expediente de trabalho, obedecendo ao calendário anual, conforme determina a Norma Regulamentadora - NR 04.

 

1.9 - GPS - GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

O empregador deve encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, até o dia 20 de cada mês, cópia da GPS, das contribuições recolhidas ao INSS, relativamente à competência anterior.

 

1.10 - CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADOS

 

Os empregadores devem descontar a contribuição sindical dos empregados, admitidos no mês anterior, que não tenham sido descontados por outra empresa no ano financeiro em curso e recolhê-las até o último dia útil do mês seguinte.

 

1.11 - SALÁRIO-FAMÍLIA 

 

O empregador, no mês de novembro, deverá solicitar dos empregados com filhos de até 6 anos de idade, o atestado de vacinação ou documento equivalente. Nos meses de maio e novembro para os filhos a partir de 7 anos de idade,  deverá solicitar o comprovante de matricula e freqüência escolar. No caso de menor inválido que não freqüente a escola por este motivo, deve ser apresentado atestado médico que confirme tal fato.

 

1.12 - PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR - PAT

 

O empregador que optar por fornecer vale refeição aos empregados,  deverá fazer adesão ao PAT, a opção  poderá ser efetuada a qualquer tempo e terá validade a partir da data de registro da adesão via internet, por prazo indeterminado, podendo ser cancelada por iniciativa da empresa beneficiária ou pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em razão da execução inadequada do Programa.

 

2. OBRIGAÇÕES EM DETERMINADOS MESES DO ANO

 

Neste tópico elencamos as obrigações trabalhistas que deverão ser observadas e cumpridas em determinados meses do ano.

 

JANEIRO

 

13º Salário 

 

Até o dia 10 (dez), o empregador deverá pagar a diferença, se houver, relativo ao ajuste do 13º salário pago aos empregados com salário variável.

Os empregados que pretendam receber a metade do 13º salário por ocasião das férias, deverão requerê-lo à empresa, até o dia 31 de janeiro.

 

Contribuição Sindical das Empresas

 

As empresas no mês de janeiro devem recolher a contribuição sindical com base no capital social aos respectivos sindicatos de classe. Observe-se que as mesmas deverão solicitar as Tabelas aos respectivos sindicatos.

As empresas optantes pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123/2006 estão dispensadas da contribuição sindical patronal.

 

Contribuição Sindical Rural

 

No mês de janeiro recolhe-se a contribuição sindical rural patronal.

As empresas optantes pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123/2006 estão dispensadas da contribuição sindical patronal.

 

Acidentes de Trabalho - Doenças Ocupacionais - Agentes Insalubres 

 

As empresas devem encaminhar o mapa com avaliação anual dos dados relativos a acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes insalubres, até o dia 31 de janeiro, ao órgão local do Ministério do Trabalho.

 

RAIS

 

Mês inicial de entrega da RAIS, devendo ser aguardada a publicação da Portaria que institui as datas de entrega.

 

GFIP/SEFIP13


Prazo final para entrega da SEFICR. SFP referente ao 13º salário/2008.

 

FEVEREIRO

 

Contribuição Sindical dos Autônomos e Profissionais Liberais 

 

Os autônomos e profissionais liberais devem no mês de fevereiro efetuar o pagamento da contribuição sindical às respectivas entidades de classe. Observe-se que os mesmos deverão solicitar as Tabelas aos respectivos sindicatos.

 

Indústrias da Construção - Anexo II - Resumo Anual 

 

As indústrias da construção civil devem encaminhar, por meio do serviço de postagem, à FUNDACENTRO, o Anexo II, Resumo Estatístico Anual, da NR 18, até o último dia útil de fevereiro do ano subseqüente, mantendo cópia e protocolo de encaminhamento por um período de 3 (três) anos, para fins de fiscalização do órgão regional competente do Ministério do Trabalho - MTb.

 

MARÇO 

 

RAIS - RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS 

 

Mês final de entrega da RAIS, devendo ser aguardada a publicação da Portaria que institui as datas de entrega.

 

Contribuição Sindical dos Empregados 

 

Deverá ser descontado na folha de pagamento de março a contribuição sindical dos empregados.

 

Engenharia e Medicina do Trabalho - Serviço Único 

 

As empresas que optarem pelo serviço único de engenharia e medicina ficam obrigadas a elaborar e submeter à aprovação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, até o dia 30 de março, um programa bienal de segurança e medicina do trabalho a ser desenvolvido.

As empresas novas que se instalarem após o dia 30 de março de cada exercício poderão constituir o serviço único de que trata o subitem 4.3.1 da NR 04 e elaborar o programa respectivo a ser submetido à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, no prazo de 90 (noventa) dias a contar de sua instalação.

 

 ABRIL 

 

Contribuição Sindical dos Empregados – Recolhimento 

 

Até o último dia útil de abril deverá ser recolhida, via banco, as contribuições sindicais dos empregados, descontada em março.

 

MAIO 

 

Contribuição Sindical - Relação – Entrega

 

Os empregadores deverão remeter, dentro de 15 dias contados da data do recolhimento, ao sindicato da categoria profissional ou, na falta deste, ao órgão local do MTE, relação nominal dos empregados contribuintes, indicando a função de cada um, o salário e o valor recolhido.

    

Salário-Família - Documentação a ser Apresentada

 

Para o pagamento do salário-família, o empregador deverá solicitar ao empregado que apresente neste mês, o comprovante de matrícula e freqüência das crianças a partir de 7 anos.

 

Contribuição Sindical Rural

 

No mês de maio recolhe-se a contribuição sindical rural dos produtores rurais pessoas físicas.

 

NOVEMBRO

 

13º Salário - 1ª Parcela

 

Até o dia 30 de novembro, o empregador deve pagar a 1ª parcela do 13º salário, salvo se o empregado recebeu por ocasião das férias ou por previsão em dissídio.

 

Salário-Família - Documentação a ser Apresentada 

 

Para o pagamento do salário-família, o empregador deverá solicitar ao empregado que apresente neste mês, o comprovante de matrícula e freqüência das crianças a partir de 7 anos e a carteira de vacinação ou documento equivalente para crianças até 6 anos.

 

DEZEMBRO

             

13º Salário - 2ª Parcela

 

Deverá ser recolhido, até o dia 7 de dezembro, o FGTS incidente sobre o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

 

Até o dia 20 de dezembro, o empregador deverá pagar a 2ª (segunda) parcela do 13º salário, deduzido os encargos incidentes e o valor referente à 1ª parcela.

 A Contribuição Previdenciária incidente sobre o 13º salário deve ser recolhida até o dia 20 de dezembro.

 

3. OBRIGAÇÕES ANUAIS 

 

CIPA 

 

As empresas, em função do número de empregados e do grau de risco, obrigam-se a constituir, organizar e a manter em funcionamento a CIPA, por estabelecimento, uma CIPA, devendo haver eleições anualmente.

 

SIPAT 

 

As empresas, obrigadas a constituir CIPA, deverão realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

 

Vale-Transporte

 

O empregado, para receber o vale-transporte, deve informar ao empregador, através de declaração por escrito: endereço residencial, serviços e meios de transporte mais adequados ao deslocamento residência-trabalho e vice-versa.

O empregador deverá atualizar estas informações anualmente ou sempre que ocorrer alteração das circunstâncias mencionadas anteriormente.

10/07/2013 - GREVE GERAL ? Desconto do salário.

12/09/2012 - Breves Comentários Sobre a Nova lei dos Caminhoneiros.

17/01/2012 - Atestado Médico por Cirurgia Estética

04/01/2012 - Certidao Negativa de Debitos Trabalhistas - CNDT

03/01/2012 - Contribuição Sindical Optantes Simples

01/12/2011 - A Nova Forma de Tributação das Contribuições Previdenciárias Para Empresas de TI.

17/11/2011 - 13º Salário do Empregado Doméstico

08/11/2011 - Seleção para vaga de Advogado Jr.

22/09/2011 - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT

02/09/2011 - Prorrogado para 03/10/2011 o prazo para o início da exigência de utilização do novo ponto eletrônico.

20/07/2011 - M?dico Residente - Aspectos Legais Trabalhistas

13/07/2011 - O Flash Mob e o Direito do Trabalho

22/06/2011 - Tutorial Completo Sobre Adicional de Periculosidade

25/05/2011 - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - TRCT - Termos de Homologação

18/05/2011 - Todos os Aspectos Legais no Âmbito do Direito do Trabalho Sobre o Contrato de Aprendiz.

13/04/2011 - O Risco do Assédio Moral para as empresas e o Dano Moral no Âmbito do Direito do Trabalho.

24/03/2011 - Como fica a jornada compensatória quando for feriado no sábado?

02/03/2011 - Empresas Podem Celebrar Acordos Coletivos de Trabalho Para Utilização de Ponto Eletrônico

01/03/2011 - O Recesso Remunerado do Estágio Profissional.

21/02/2011 - Contribuição Sindical 2011 - Autônomos e Profissionais Liberais

17/01/2011 - A Importância da Assessoria Preventiva.

05/01/2011 - Contribuição Sindical Patronal 2011

29/11/2010 - Os Reflexos Jurídicos da Inovação

23/11/2010 - O uso de email e mensagens eletrônicas no trabalho

Newsletter
Cadastre-se e receba notícias jurídicas.
Enviar
Localização
Porto Alegre
Rua Francisco Ferrer, 453 sala 501 | Rio Branco
CEP 90.420-140 | Fone 51 3019.7900

São Paulo
Av. Iraí, 79 sala 44 | Moema
CEP 04.082-000 | Fone 11 5542.7824
Twitter
E-mail
Facebook